domingo, 1 de março de 2020

O começo

E aí pessoal, tudo bom?

To começando esse blog depois ter lido tantos outros, como:

PapaFox Investidor

E tem mais, porém não lembro.

Pra falar de mim:

  • Moro no interior de SP
  • 20 anos
  • Sou funcionário público da prefeitura
  • Fazendo faculdade de Analise e Dev. de Sistemas (2,5 anos)
Financeiramente falando, eu tenho uma renda líquida de 1400, que eu uso pra pagar a faculdade que ficar em torno de uns 845 reais + ônibus, meu pai quer me ajudar meiando a mensalidade, mas tenho uma dívida com ele, que por mais que seja pai, me sinto na obrigação de pagar, por isso eu pago a mensalidade inteira, a dívida se encerrará em 4 meses, porém não quero meiar com ele, para não ter a sensação de dever algo pra alguém.

O que sobra, que fica em torno de uns 400, eu uso pro dia-a-dia no mês. Se eu não fizesse a faculdade, conseguiria guardar algo em torno de 1000 reais por mês, mas como é a quinta faculdade  que eu faço, não quero desistir dessa e quero muito trabalhar na área de TI. 

Guardado, eu tenho algo pouco mais que 2 mil reais rendendo no Nubank, digamos que essa possa ser meu começo de Reserva de Emergência, mas sinceramente, eu todo mês fico pensando em pegar esse dinheiro e investir em algo, pra fazer virar mais, porém sou cagão e deixo meu dinheiro bem quieto lá. 

Eu queria conseguir colocar nem que fosse 50 reais por mês lá, mas não to conseguindo, talvez eu consiga vender algumas coisas que tenho e não uso mais e esse patrimônio vá para mais de 3 mil reais.

Se eu tenho metas para 2020?
  • Conseguir um estágio na área, se for possível quando estiver no meio do segundo semestre da faculdade.
  • Melhorar minha saúde física, praticando algum esporte ou algum exercício físico. PS: ACADEMIA É MUITO CHATO
  • Criar o hábito de ler. Pra falar a verdade tenho sentido uma necessidade de ler, de estar inteirado com assuntos gerais, como história, filosofia, finanças e algo nessa linha.
  • Estudar sobre renda fixa e FIIs, que tenho mais afinidade.
Acho que no mais seja só isso mesmo, talvez não seja um blog de crescimento de patrimônio, mas algo mais relacionado ao meu crescimento em tudo, nas finanças; na saúde; no intelectual.

8 comentários:

  1. O Importante é que você já começou, estabeleça onde e oque você quer ter no futuro que o caminho será revelado a você. Comigo funcionou assim, chamam de LEI DA ATRAÇÃO.

    Mas deixa eu te falar uma coisa sobre Academia ser muito chato. Cara não ache que as pessoas vão para a academia puxar ferros porque elas acham aquilo legal e confortável, NÃO É. As pessoas vão para academia atrás dos resultados que ela proporciona, mesmo falando de saúde, nenhum esporte te dará saúde como a academia, visto que Musculos = Saúde. Sem contar os beneficios estéticos, auto estima, confiaça. Então análise bem isso aí

    Masss, concordaria se voce não fizesse devido suas condições atuais que não são tão fáceis assim.

    Eu no seu lugar, também viveria com o minímo possível para poder sobrar alguma coisa no final do mês. Não se esqueça

    " As oportunidades não aparecem para quem está com a carteira vazia"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, só de ter começado já uma grande coisa, visto que mt gente na minha idade só pensa em gastar e só lá Deus sabe o que.

      Então, pra suprir a academia eu pensei em fazer alguma luta ou até mesmo natação pelo menos 2x a semana.

      Então, vou fazer o teste, diminuir os gastos, e também tentar arranjar alguma outra fonte de renda.

      Excluir
  2. Parabéns pela iniciativa.

    Que vc obtenha muito sucesso nessa nova jornada.
    Grande abraço. Precisando de algo, estou a disposição.

    ResponderExcluir
  3. Fala Novo Poupador, beleza?
    Então meu camarada, acho que a primeira coisa que você deve fazer , é investir em você e aumentar o seu salário.

    Eu não sei como é no interior, mas aqui na cidade grande , a forma mais rápida de poder aumentar o salário para jovens, são com cursos técnicos. Não sei como é no interior.

    Ou você pode empreender tambem, acho a ideia valida.

    Um abraço meu camarada, parabéns pela mentalidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu entrei fazer um tecnólogo em Análise e Dev de Sistemas, como já estou fazendo e faço a noite, vejo que fazer um técnico seria bobeira agora.

      Eu cheguei a ler seu blog inteiro, vi que você pegou e fez técnico antes de sair da escola ou junto com a escola, que eu na minha humilde opinião acho a melhor coisa a se fazer, hoje em dia vejo minha burrice de não ter feito SENAI na época da escola e também de ter desistido de um técnico publico que eu fazia, vida que segue e vamos correr atrás do prejuízo.

      Como disse na meta, agora o negócio é tentar arranjar algo na área que eu quero, e poder evoluir constantemente visto que os salários em TI são bem valorizados pra quem tem experiência e sempre está se qualificando

      Em relação a empreender, é o que digo, sou cagão, as vezes penso em colocar meu dinheiro pra girar em algo, mas dou pra trás, afinal foi um dinheiro bem suado.

      To vendo se eu acho algo como uma segunda fonte de renda, ao longo dos meses vou tentando alguma coisa.

      Obrigado por vir comentar aqui!

      Excluir
    2. Fala NV, bacana que você faz o tecnólogo, o importante é não parar de estudar e se aperfeiçoar. Importante é saber fazer.

      Sim , fiz escola técnica logo que sai do ensino médio, 1 ano só...
      Mas sofri no estagio.

      Realmente, empreender é bem complicado, eu tenho o mesmo pensamento que você.

      Boa sorte ai na caminhada.. Tamo ai

      Excluir
  4. E ai Novo, seja-bem vindo.

    Cara, seu começo está bacana, é aquele começo marasmo que você já deve ter lido em muito blog, faça sua reserva de emergência e vai melhorando o seu salário aos poucos.

    Sobre querer investir logo, isso é normal, mas não caia na tentação logo. Comece aos poucos, se quiser tire 50 reais e compre FII ou umas ações, mas não exagere, siga o seu plano, faça a sua reserva de emergência e depois vai pisando aos poucos. Se tem uma coisa que esses 6 anos de investimentos me ensinaram é como investir tem que ser devagar, sem muito entusiasmo pq senão você movimenta muito o patrimônio.

    Boa sorte

    ResponderExcluir